Quer ganhar uma Shakeira Bubblekill?

Faça sua inscrição e concorra...

Embora o chá verde muitas vezes ganhe mais destaque, quando se trata de benefícios para a saúde, se você é um fã do sabor mais rico e cor mais profunda dos chás pretos, você ainda vai estar escolhendo uma das melhores bebidas para a sua saúde. O chá preto tem origens na China, e as exportações começaram por volta de 1.000 anos atrás.

O chá preto é feito a partir das folhas da mesma planta que o chá verde e é considerado um “chá de verdade”, diferenciando-o daquele feito a partir de outras ervas ou plantas. Folhas de chá preto são preparados ao quebrar as folhas ou amassando-as, o que lhes permite oxidar inteiramente em um processo que envolve o oxigênio interagindo com as folhas para produzir os ingredientes ativos necessários.

 

O processo de oxidação, é o mais longo de todos os quatro “verdadeiros chás” e produz a maior quantidade de cafeína de qualquer um do grupo, bem como antioxidantes benéficos. O processo de oxidação também dá às folhas uma cor mais escura, e propriedades únicas à sua saúde.

O chá preto contém poderosos antioxidantes que podem ajudar a reduzir o risco de muitos cânceres diferentes. O benefício já foi relatado muitas vezes, relacionando o chá preto e menores taxas de câncer de estômago, cólon, pulmão, ovários e mamas. Beber o chá não vai garantir que você não desenvolva células cancerosas, mas juntamente com um tratamento do câncer adequado, pode ajudar a matar as células cancerosas mais rapidamente.

 

Inpedindo a Doença de Parkinson

Bebidas com cafeína, incluindo chá preto, podem reduzir os riscos de doença de Parkinson, especialmente entre os fumantes. A redução do risco é maior para os homens quando eles consomem entre 421 e 2.716 miligramas de cafeína por dia. Nas mulheres, o risco de Parkinson parece ser reduzido independentemente de quanto o chá preto é consumido diariamente.

 

Colesterol bom, doenças cardíacas e AVC

Consumir chá preto regularmente pode ajudar a diminuir os vários fatores de risco que contribuem para doenças cardíacas. Com este benefício do chá preto, ele ajuda a reduzir os triglicerídeos e aumenta os níveis de HDL, o colesterol “bom”. O risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral é maior em indivíduos que apresentam disfunção endotelial, uma condição na qual a camada mais interna das células que controlam a dilatação e a constrição dos vasos sanguíneos não funcionam adequadamente. Os flavonóides no chá preto podem melhorar a função endotelial, ajudando a reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Controla a diabetes

O chá preto é rico em proantocianidinas, compostos que protegem os vasos sanguíneos e, especialmente, a retina do olho. Estas substâncias também demonstraram efeitos hipoglicemiantes que ajudam a regular o açúcar no sangue em pessoas com diabetes.

 

O chá preto pode fornecer vários benefícios, mas somente se tomando com moderação. Evite beber muito (mais de 5 xícaras por dia).