Ele ajuda a reduzir a retenção de líquidos e na diminuição de medidas, além de combater os radicais livres, evitando o envelhecimento das células. Ele também é apontado como influente aliado na proteção das artérias e do coração.

O Chá de Hibisco é feito da flor Hibiscus Sabdariffa, mais precisamente do cálice do botão seco dela. Combinado com o Chá Verde, é termogênico e auxilia no gasto energético e evita que as gordurinhas se instalem definitivamente na região abdominal e nos quadris, se atrelado com melhora na alimentação. Só não pode exagerar!

Essa planta é de origem africana e também asiática, mas já vem sendo utilizada no Brasil a muito tempo, principalmente em forma de chá.

As folhas são ricas em vitaminas A e B1, sais minerais e aminoácidos. Possuem também ações emolientes, diuréticas e sedativas.

As flores possuem antocianinas e, também, apresentam efeito diurético e diminuem a viscosidade do sangue, reduzindo a pressão arterial.  São utilizadas a muito tempo para tratar hipertensão arterial, ganhando grande aceitação no tratamento de muitas doenças em quase todo o Brasil.

Estudos têm comprovado o uso do hibisco como agente diurético, uricosúrico, antimicrobiano, leve laxante, sedativo, anti-hipertensor, antitússico e também na diminuição dos níveis de lipídios totais, colesterol e triglicérides, no tratamento gastrointestinal e de pedra nos rins, assim como para tratar danos no fígado e efeitos da embriaguez. Mais recentemente, há indicativo de que o hibisco parece agir como antioxidante, antimutagênico, antitumoral e antileucêmico.

O chá do cálice do hibisco contém altos níveis de antioxidantes, como os flavonóides, que são substâncias importantes para nosso organismo. Flavonóides, como as antocianinas, são responsáveis pela coloração do vinho, da melancia e da pitanga, entre outras frutas. Esses antioxidantes ajudam nosso organismo a lutar contra os radicais livres, os quais podem causar danos às células de nosso corpo, levando a doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer. Sendo assim, os antioxidantes ajudam a manter o nosso organismo saudável. E vale lembrar que o chá de hibisco é livre de cafeína!

 

 

Venha provar essa delícia na Bubblekill do Shopping D. Pedro. Você pode combinar o chá de hibisco com a frutose de sua preferência e ainda adicionar bubbles!! Bebida saborosa e saudável!!

 

Dados bibliográficos (ABNT):

Vizzzoto, M.; Pereira, M.C. Hibisco: do uso ornamental ao medicinal. 2008

<http://www.infobibos.com/Artigos/2008_4/hibisco/index.htm